Como vem sendo hábito nos últimos anos, os alunos de Educação Moral e Religiosa Católica do 11º e 12º anos da Diocese de Viseu, em número aproximado de 550, passaram a semana do Carnaval na Comunidade Ecuménica de Taizé, no sul de França, onde deram início à Quaresma.
Para além de fazerem as reflexões diárias e o trabalho comunitário, rezaram juntos três vezes ao dia… e não foi difícil. Para muitos foi uma surpresa poder fazê-lo e descobrir, no silêncio, as palavras que Deus lhes queria dizer.
Escrevi aos meus alunos que participaram desta experiência, as seguintes palavras: "Queridos alunos, professores, antigos alunos, peregrinos, sou incapaz de vos falar do que senti nestes dias e de replicar as emoções vividas. Neste momento do regresso, não vos deixeis intimidar pela rotina do dia-a-dia. Continuem a dar espaço a Deus nas vossas vidas, mas não se percam a procurá-Lo nas coisas grandes, pois é nas pequenas que Ele vos espera e encontra. Como dizia Santo Agostinho, «Amem e digam-no com as vossas vidas», não hesitem em fazê-lo.
Para muitos, Taizé devolveu a voz a Deus nas suas vidas, deixando-se tocar e transformar, recuperando a paz. Mas sejam muito pacientes, é preciso dar tempo para sentir estes momentos com profundidade.
Enquanto peregrina em Taizé percebi que, mais do que as respostas encontradas, foram os caminhos apontados. Sigam os vossos com serenidade e continuem a silenciar os vossos corações para escutar as maravilhas que Deus vos quer propor. E se ainda assim se sentirem inquietos repitam a frase, pronunciada aquando da imposição das cinzas: «Volta-te para Deus e confia no Seu amor!».
Apesar da apreensão resultante do momento que o mundo passa, com vidas em suspenso, parece que se vão tirar aprendizagens fantásticas de solidariedade, momentos únicos vividos em família, pensar mais nos outros, estimular a criatividade e valorizar o que de facto importa. Sem saberem, estes alunos foram buscar a uma semana de início da quaresma vivida na Comunidade de Taizé ferramentas para olhar para os dias de quarentena com esperança.
Desde dia 16 de março, através das redes sociais, Taizé fez a proposta para que, nos unamos todas as noites em oração, através da transmissão direta pela net da oração da noite em Taizé.
Que cada um saiba viver este tempo de quarentena em isolamento social e de Quaresma em comunhão espiritual. Que seja uma “quarentesma” serena e cheia de esperança. Que cada um faça a sua parte, ficando em casa, e seja capaz de se sentir unido por Deus e a Deus.
Vivamos estes dias como uma oportunidade para nos Voltarmos para Deus e confiarmos no Seu amor.
Até já!