quarta-feira, 30 de março de 2011

Ideias Soltas: HOJE


Ontem foi um bom dia para ADIAR, amanhã para DESISTIR, mas hoje ... HOJE é um bom dia para COMEÇAR! ... E todos os dias repetir esta frase ao levantar.


Até já! ... HOJE é um bom dia para AMAR e SORRIR.

domingo, 27 de março de 2011

Horário de verão


Os acertos do tempo fazem-nos lembrar o quão importante é ajustar algumas coisas nas nossas vidas.

A mudança da hora, está associada a uma maior sintonia com a luz solar, as mudanças (acertos) das (nas) pessoas, estão relacionadas com um ajuste das suas vidas à necessidade, que cada um tem, em harmonizar a sua vida com a que lhe é proposta por Deus... e que cada um é convidado a viver.


É tudo uma questão de luz ... e enquanto a seguirmos, vamos encontrando o caminho.



Até já! Hoje foi-nos possível ter 1hora de alegria ... mais cedo ;).

quarta-feira, 23 de março de 2011

domingo, 20 de março de 2011

Novo afilhado

Hoje fui madrinha de mais um amigo ... o que torna o facto, tão especial.
O João, já faz parte da minha vida há muitos anos, hoje foi a sua promessa de escuteiro e convidou-me para sua madrinha ... obrigada!
Espero caminhar a teu lado sempre e crescer contigo, e tu comigo.
Até já! ... Sempre Alerta.

sábado, 19 de março de 2011

O meu PAI


Todos podem dizer que têm o melhor pai do mundo, ..., e isso até é verdade, pois aquele que nos pegou ao colo em pequeninos, nos mudou a fralda, passou algumas noites sem dormir ou porque choravamos ou porque chegavamos tarde a casa, fica feliz com os nossos sucessos e dá-nos incentivos para ultrapassar os obstáculos ... só pode ser especial!
O meu, é profundamente generoso, dedicado, bem disposto (embora as partidas da vida lhe tenham roubado um bocadito disso), amigo, preocupado, dá a perceber os afectos à sua maneira... e tantas, tantas, tantas, coisas mais... é o meu "heroi", por tudo o que foi, por tudo o que é ... acima de tudo, porque tem feito da vida uma conquista.
Feliz Dia, PAI!
Até já!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Dia do pai

Pode parecer que é mais um dia para lembrar, certo?
Mas lembrar o quê?... Lembrar quem?

Não podemos generalizar o dia do Pai como o dedicado a ele, pois há muitos filhos que sentem grande angustia e amargura pelo "seu" pai. É algo a que tenho procurado estar atenta e que reforça a minha sensibilidade para a descoberta e o despertar dos afectos.

Impressionante quantas crianças estão longe da figura paterna, não geograficamente, mas emocionalmente ... faz pensar.

Ao preparar o dia do Pai não me empenhei para que os meninos fizessem grandes coisas, mas que as fizessem com o coração e com muita sinceridade. Antes de lhes mandar fazer "um mimo para o pai", pedi a cada um que partilhasse o que mais gostava de fazer com o pai e o que sentiam, mas tive de fazer, a uns quantos, uma outra pergunta: o que desejavam encontrar no "seu" pai, caso estivesse presente nas suas vidas.

Todas as crianças partilharam o que sentiam e dedicaram alguns minutos a fazer um cartão, cada um escreveu o que gostaria de dar ao pai ou de "lhe pedir" ... fiquei surpreendida com tanta sensibilidade e sinceridade.

Mais importante, não foi fazer coisas, foi fazê-los pensar no que sentem e no que desejam para as suas relações com os pais ... torná-los mais exigentes para o AMOR.
Chego à conclusão que o dia 19 de Março é o dia do FILHO ... pois sem ele, o que significaria a palavra: PAI? Mais, quando o filho faz uma prenda e a dá ao seu pai, está à espera de quê? ... Acima de tudo, de um momento bonito entre os 2, tornando este dia num dia de AFECTOS.

Até já!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Anuncio - Procura-se


"Procura-se Pai e Mãe, que o sejam de coração.

Condições: que desempenhem as funções a tempo inteiro e que sejam tidos como exemplos para nós, filhos, que nos amem sem medida e que nos tenham no centro das suas vidas, vivam ou não na mesma casa!

Recompensa: Receberão muito amor e carinho!"

Daqui a uns tempos arriscamo-nos ver este tipo de anúncios nos jornais.

O pai ou a mãe podem separar-se do conjuje, mas nunca dos filhos. Pai e mãe, não é uma profissão, é algo que só vivido com amor, faz sentido.

É urgente mudar ... é urgente "humanizar" as relações ... é urgente pensar no futuro dos "nossos" filhos,... que pais se tornarão?


Até já!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Pai não é profissão

Aqui começa a partilha de alguns post's sobre o PAI.



Até já! Pai não é uma profissão, mas uma MISSÃO.

terça-feira, 15 de março de 2011

Feliz


Todas as manhãs, ao acordares, olha para o espelho e diz: "Tu hoje vais ser feliz!", e faz isso todos os dias da tua vida.

Até já!

segunda-feira, 14 de março de 2011

A verdadeira alegria vem do coração


Acordar e pensar ... tenho que fazer diferente. Se há coisas que não consigo mudar, outras há que podem ser transformadas e transformadoras. Viver o trabalho com alegria é uma boa maneira de estar na vida ... é fantástico ... gesticular mais, sorrir mais, num berro desafiar a voar e a aterrar numa nuvem, dançar, olhar mais nos olhos, aproximar-me mais e afastar-me de repente ... ter a atitude de quem não quer estar parada, e quer descobrir alguma coisa de novo, em cada momento que estamos com as pessoas no trabalho.

Em cada gesto e atitude ... surpreende o outro, não faças o que ele espera, não sejas previsível. Transforma essa pessoa num "insaciado" criativo e critico ... obriga-o a questionar e não, simplesmente, a comer o que lhe dão.

É com a criatividade que se fazem descobertas fantásticas e se desperta para algo de novo na vida de cada um.


Isto é giro... Diverte-te no trabalho! Sê alegria em tudo o que fazes e que és! ... Semeia Amor em todos os teus projectos! Nem imaginas o que podes colher.

Será que se consegue fazer todos os dias? Talvez não, ... mas temos que viver a tentar.



Até já!... A verdadeira alegria vem do coração.

domingo, 13 de março de 2011

Olhares


Olha ... vê ...Para onde estás a olhar? O que estás a ver?
Nem imaginas a quantidade de palavras que um olhar esconde ... põe-te à "escuta", ... ouve o que os olhos dos outros te têm para dizer.É um mundo de informação, é um universo de sentimentos, é um infinito de palavras ... é nesse mundo que se descobre o mais intimo que existe dentro de cada pessoa. A fechadura do coração são os olhares, e a chave é o AMOR ... e depois? Depois é uma imensidão de descobertas.O nosso desafio diário, e constante, é olhar os outros nos olhos e perceber o que nos querem dizer, por isso, mantém-te alerta e, sem legendas e tradução, escuta os olhares.


Até já!

sábado, 12 de março de 2011

Tive um sonho ... tulipa


Esta noite tive um sonho.

Sonhei que conversava com uma tulipa, ela estava muito baralhada, disse-me que tinha estado num jardim durante 3 dias onde se cruzou com tulipas de várias cores, laranjas, verdes, azuis, amarelas e roxas.

Ela descobriu que era uma flor muito bonita e especial, e só com um dia de vivência nesse jardim, que tinha defeitos e qualidades, mas que todos eram necessários. No final do 2º dia, encontrou-se com o jardineiro que a plantou naquele lugar e a responsabilizou para se dar com muito amor, nesse jardineiro sentiu-se abraçada por um amigo para sempre, mas foi no 3º dia que ela compreendeu que a sua vida tinha um brilho especial porque nela existiam muitas outra tulipas, sem as quais a vida não teria graça.

Antes que tivesse acordado, despedi-me da tulipa que me disse: não sei se estou meia cheia ou meia vazia, mas sinto-me capaz de "recontinuar" e procurar em cada dia razões para sorrir, sei bem o quanto vale a cor de cada tulipa, para tornar a vida num lugar de beleza. Como o Jardineiro me disse: "Eu vivo por ti e não por tua culpa ... Eu não vou morrer para te salvar, mas viver para te dar vida..."

De repente acordo a dizer: apenas um grande amor te pode despertar... ama até doer, sempre!

Até já!... Bom 4º dia para ti, tulipa. E quando estiver escuro não te feches, faz diferente, procura sempre o sol e abre-te de coração ...

Não sei se acredite ...


"Professora, eu não sei se acredite que "Deus existe", nunca O vi."

Como esclarecer esta dúvida a uma criança? ... É legitimo duvidar do que não se vê, mas não é difícil de acreditar no que se sente.

É então que, por impulso, a professora desafia o aluno receber um abraço seu, um abraço muito apertado. O petiz, quando larga professora, fica meio engasgado e corado, pois não estava a contar com esse gesto de proximidade.

"A professora pergunta: o que sentiste?

Ele respondeu, atrapalhado e com a turma em silêncio: muita força, é isso, foi força que senti.

Aí está a tua resposta para Deus, Ele não se vê mas sente-se.

O pequeno diz: é isso, os nossos corações uniram-se e o pedacinho de Deus que está no teu coração e o que está no meu coração juntaram-se e transformaram-se em força. Então Deus sente-se pela força."

A professora acrescentou: essa força é o amor que cada um de nós tem no coração e que só se "vê" quando o sentimos e o damos a sentir aos outros, aí está Deus."

Até já! ... Ensinar a sorrir e a sentir é ensinar a AMAR! Que responsabilidade ;)

quarta-feira, 9 de março de 2011

Gosto de ti.


E quando alguém que amamos muito, de 8 anos, escreve estas palavras:

"GOSTO DE TI

desde a Lua até aqui....



Gosto de ti

em todo o teu ser,

e da tua alegria,

que me ajuda a viver!


Madrinha, minha amiga,

estás-me sempre a ajudar,

os teus conselhos úteis,

no coração vou guardar."


Vamos olhar para a vida como as crianças ... com simplicidade e muito AMOR.

Até já!