terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Perdemo-nos na procura - Roma 2012/ 2013

Todos os encontros podem conduzir a desencontros, neles o coração humano pode "desacertar-se".
É impossível dizer qual dos encontros é melhor ou mais importante, cada qual oferece momentos e experiências diferentes, talvez essas sejam as certas, aquelas que mais preparados estamos para deixar acontecer.

Se há barafunda de uma grande cidade juntarmos 40 mil jovens que procuram orientação e recolher-se na busca do coração, vamos perceber que cada um se debate com "monstros" de mármore e de cor, e é nesse mundo gigante que são agarrados pelos grandes detalhes mas, tal como na vida, são os pequenos detalhes que fazem a diferença. Qualquer um podia escrever no seu diário: "Querido diário, olhando para a beleza destes monumentos posso cair na tentação de não me achar na sua grandeza, mas há algo que me chama e faz pousar lentamente no silêncio e nas melodias. Ao perder-me nas coisas grandes, descubro os pequenos detalhes e são eles quem desperta a paz no meu coração."
 
Embora a oração seja o lugar previligiado para nos encontrar-mos com Deus, nem sempre é fácil deixar acontecer esse encontro, perdidos nas monumentais muralhas que criamos. Mas o inverso é possivel, basta deixar o pequeno detalhe ganhar dimensão, a simples luz de uma vela é capaz de tocar o coração. Quando nos centramos no que é grande, perdemo-nos na procura, mas se nos focarmos nas pequenas coisas crescemos genuinamente.
 
 
Hoje entendo a arte como uma das mais belas manifestações da interioridade da pessoa humana, é um lugar onde se manifesta mais profundamente e se dá a conhecer o coração humano, é um lugar de encontro. A vida humana é uma obra de arte.


Até já! (Em casa, no regresso, permanecem 2 palavras no pensamento, "sementes" e "transformação", o que fazer com elas? Não sei, mas ficam como desafio que poderá iluminar cada dia de 2013.)

1 comentário:

  1. O coração humano é mais valioso do que qualquer gigante de mármore, porque acolhe com calor e porque é capaz de sementeira e de transformação. :)

    ResponderEliminar