domingo, 3 de março de 2013

VOLUNTARIADO - experiência transformadora de ir ao encontro do outro

Vários voluntários portugueses, que vão colaborar na JMJ no Rio de Janeiro, realizaram o seu primeiro encontro na tarde de sábado, dia 2 de março, em Fátima.
 
Inspirados pela frase de Tagore, “Sonhei que a vida era alegria, acordei e vi que a vida era serviço, servi e vi que servir é alegria!”, o grupo esteve muito atento ao testemunho da Dra. Isabel Jonet, na qualidade de voluntária do Banco Alimentar, a qual mostrou o voluntariado numa perspetiva deir ao encontro dos outros, mais que dar o nosso tempo”, salientando o seu caráter transformador, “porque transforma cada pessoa que o voluntário toca”. O voluntariado não pode ser visto na simples perspetiva do “ir”, mas sim de “ser” com a motivação que impulsiona a ver as coisas de outra maneira.

 
Para além deste testemunho, que fez cada um pensar na razão do seu “sim”, mais dois voluntários, que vão ao Rio e que estiveram em Madrid, partilharam um bocadinho da sua experiência nas jornadas de 2011. Tiveram Madrid como um momento muito enriquecedor e sentido, por isso repetem a experiência em 2013, no Rio. Deixaram, ainda, o desafio para que todos se lançassem nesta Jornada com expectativas moderadas e com abertura para acolher todos os desafios que possam surgir, sempre num verdadeiro sentido de entrega e serviço.
 
Este primeiro encontro foi importante para “quebrar o gelo” entre alguns dos que irão de Portugal para o Rio. Ajudou a perceber a essência de se ser voluntário e sensibilizou os participantes da necessidade de preparar este caminho juntos, pois em Cristo somos Um e, nesta missão, só em Um faz sentido.
Até já! (O próximo encontro está marcado para a tarde de 4 de maio, inserido nas atividades do Fátima Jovem)

Sem comentários:

Enviar um comentário