terça-feira, 2 de abril de 2013

Liberdade - crescer para o mais

A liberdade de que goza a natureza é extraordinária, as plantas crescem na busca do sol, o mar é trazido a terra pelas ondas, que vão e voltam para refrescarem a areia, a chuva e o vento parecem ter vontade própria. É do interior da natureza que vem a liberdade, nas pessoas não é muito diferente.
 
Apesar de ser uma opção pessoal, a liberdade tem regras que vão ao encontro da coerência e as consequências são a resposta da própria natureza à nossa liberdade humana. É um ato que não pode estar desmembrado do ser de cada um. Apesar de nem sempre ser óbvio o caminho a fazer, não se pode ter medo de procurar ser livre e de viver essa liberdade em plenitude. Ela não é o simples fazer o que se quer, pois guarda de forma oculta a essência de cada gesto e palavra.

Muitas vezes teimamos guardar "cartas de alforria", sem saber que é nessas cartas que estamos presos, escravizados. Partir as correntes, arrancar as mordaças, abrir os olhos, são gritos do coração humano que conduzem à liberdade pessoal. Somos livres de facto quando nos sentimos a caminho, sem amarras, prontos a quebrar todas as barreiras e mais algumas, desimpedidos de viver um pleno encontro com os outros, procurando concretizar o percurso que achamos nos fará felizes.
 
É preciso promover a revolução do coração e nunca à sombra de outras revoluções. A liberdade implica uma disponibilidade interior a crescer para o mais - é um desafio para viver de máximos.
 
Até já!

Sem comentários:

Enviar um comentário