sexta-feira, 22 de julho de 2016

Voluntário com juventude, alegria e coração - JMJ

Não são preciso imagens para se perceber o que se vai passando em Cracóvia.
A cidade aperalta-se para acolher os peregrinos vindos de todas as partes do globo.
Com os voluntários já se começa a ver a cor da cidade a mudar e a sentir muita alegria.
Depois das formações de preparação, os voluntários nos tempos livres, vão conhecendo a cidade, para além do passeio, também é uma mais valia para a semana que se avizinha.
Os voluntários são uma espécie de "laboratório" do que vai acontecer, mas em escala reduzida. Eles já começam a estar mais familiarizados com a rede de transportes, os restaurantes que vão alimentar todos os que virão, a cultura polaca, os lugares, para além de identificar e sugerir situações que podem ter que ser melhoradas. Tudo isto permitirá estar mais à vontade e preparado para colaborar no bom acolhimento dos peregrinos.
Na passada quarta feira foi celebrada uma eucaristia para os voluntários e, ao longo da semana, para além de alguns momentos de preparação espiritual, têm havido vários momentos de um festival internacional. Devo admitir que, em tão pouco tempo, já se viveram momentos muito especiais e surpreendentes.
Das dificuldades que já se vão sentindo, não vale a pena falar, porque o que sobressai é a  alegria e a comunhão entre todos.
Até agora, nesta experiência, São João Paulo II é presença constante. Tudo nos tem falado de Deus e de superação com um sorriso, pelo que cada voluntário da JMJ deve sê-lo com juventude, alegria e com o coração.

Até já.

Sem comentários:

Enviar um comentário