quinta-feira, 29 de abril de 2010
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Atitude
Apesar de tudo o que possa acontecer na nossa vida é a forma como encaramos, essas mesmas coisas, que nos torna vencedores ou simples espectadores.
Temos que depositar uma atitude positiva nos nossos dias e ser verdadeiramente o "actor principal" ... parar quando necessário e valorizar o lado "mais" das pequenas coisas do dia a dia.
Quem determina as prioridades e os termos "contratuais" da nossa vida, somos nós ... claro que tem que passar pelo "fisco", o qual sabe o que é melhor para nós.
Até já!... (tenho andado numa corrida entre viseu - caramulo - coimbra ... pouco tem dado para escrever, mas estou muito atenta)
sábado, 24 de abril de 2010
"Le reencontre"
A pretexto de termos viajado para Taizé/ Encontros Europeus, com um grande amigo e um organizador de excelência, quase uma centena de pessoas juntou-se em Fátima, vindos de várias partes do país, para uma oração numa igreja cheia de Icons, que fez lembrar as Igrejas Ortodoxas de alguns países que visitamos.
Seguiu-se um almoço cheio de reencontros, conversas, abraços e sorrisos, acabando com uma ida ao auditório para recordar os momentos e as pessoas do passado e do presente ... comentários e muitas histórias vieram à nossa memória.
Faltaram lá alguns dos amigos e companheiros de viagem... mas Taizé também é isto, "le reencontre" com as pessoas e com as histórias que nos tornaram mais próximos de Deus e uns dos outros. Para estas coisas não há fronteiras ... só caminhos! Este é o espirito de Taizé ... unidade e simplicidade.
Para repetir daqui a 1 ano.
Até já!
sexta-feira, 23 de abril de 2010
"juízo 2"
A saga continua ... parte 2!
Pois é, já percebi porque se associa a perda de juízo ao dente do ciso ... é que os sacanas destes meninos massacram a cabeça a qualquer um.
Depois do sr. Dr. me ter ficado com uma das preciosidades do ciso, eu decidi bochechar com um elixir, para desinfectar ... azar, o sacana do elixir começa a sair pelo nariz.
É isso mesmo, liquido na boca começa a sair pelo nariz... assim, tipo FONTANÁRIO. Além disto, quando o ar passava pelo buraco eu ... chiava ... a minha irmã dizia que parecia um boneco dos que faz barulho ;)
Voltei ao Dr., deu-me uns pontinhos, e ele tem jeito para o "corte e costura", e passei a tomar antibiótico... hoje parece que todos os meus dentes estão doridos e descobri que o nosso maxilar superior tem ligação com o nariz.
Aguardo os próximos episódios.
Até já!
Uma música linda com uma letra Fantástica
quarta-feira, 21 de abril de 2010
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Imagens que dão que pensar (Cautela pessoas sensíveis, mesmo)
(estas imagens podem ser muito chocantes, mesmo, não é brincadeira)
Boa viagem e Até já!
domingo, 18 de abril de 2010
O que significa o "meu" nome
"Lúcia: Feminino de Lúcio, latim, luz. Nome que significa preocupação pelos outros e por tudo que a rodeia. Pessoas que valorizam a amizade e a solidariedade. Costumam estar sempre dispostas a prestar toda a espécie de ajuda a quem solicita."Nomes próprios femininos J-R - meusparentes.com.pt
Que me dizem? ... Serão necessárias mais palavras?????
Até já!
"Marine eye"
Ontem fui a lugar maravilhoso, chamo-lhe "marine eye", tudo a pretexto de cumprir uma promessa, a qual se transformou em muito mais ... marcou um reencontro de olhares e fez-me pensar que o futuro não é o mais importante. Se centrar-mos as nossas energias para fazer coisas boas agora, no presente, então tenho a certeza que o amanhã será um espectáculo.
Voltarei a este lugar? ... Assim o desejo, para aprender e crescer mais um bocadinho, bem como devolver aos outros o que não me pertence... sorrisos ;)
Todos nascemos para AMAR, ser AMADOS e FELIZES, temos que por mãos à obra e tornar esse propósito a nossa prioridade e o nosso maior SONHO.
Quer queiramos ou não, tudo começa por nós e pelos nossos "desejos". Tudo é possível a quem deseja o bem! ... Bem hajam, S. pela promessa, J; I; A; N; ... por o vosso olhar ser tão cheio de generosidade e de esperança. Nunca esqueçam que o caminho se faz, caminhando...
Até já! ...
sábado, 17 de abril de 2010
Mudança de morada...
Trocar a morada em todos os documentos nem dá muito trabalho, com um pouco de paciência tudo se trata sem complicações ... agora mudar o endereço que sonhei para toda a minha vida, isso já exige um pouco mais de mim.
O tal "re"sonhar de que falava há uns dias é fundamental ... em primeiro lugar é preciso tratar das formalidades, só depois se consegue uma total abertura à mudança e a novos desafios... sempre com empenho e com muita energia positiva.
2 horas depois na loja do cidadão, está feito ... definitivamente a CALÇADA já não é a minha morada... agora tenho que cuidar da minha "CASA", que sou EU.
Até já!
Um Abraço...
Se hoje me fosse pedido para escrever uma música directa ao céu ... destinada ao que chamo de AMIGO, sempre presente e disponível ... juntaria as letras da música do Miguel Gameiro.
"Dá-me um Abraço que seja forte
E me conforte a cada canto
Não digas nada que o nada é tanto
E eu não me importo
Dá-me um abraço fica por perto
Neste aperto tão pouco espaço
Não quero mais nada, só o silêncio do teu abraço
Já me perdi sem rumo certo
Já me venci pelo cansaço
Estando longe, estive tão perto do teu abraço
Dá-me um abraço que me desperte
E me aperte sem apertar
Que eu já estou perto abre os teus braços
Quando eu chegar
É nesse abraço que eu descanso
Esse espaço que me sossega
E quando possas dá-me outro abraço
Só um não chega ..."
(Miguel Gameiro)
"Dá-me um abraço", acho que seria isto que eu queria dizer ao que me abraça todos os dias e me acompanha no caminho sempre.
Até já!
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Porque é que na vida há sempre um ANTES e um DEPOIS???
ANTES
DEPOIS
Não importa o antes e o depois, mas as marcas que ficam ... tenho percebido e procurado viver esta ideia de que o que fazemos do "PRESENTE" é o mais importante, uma vez que é uma das mais belas prendas que Deus nos pode oferecer, tornando-se um desafio VIVER essa oportunidade para ser FELIZ.
Quando as "experiências se tornam marcantes" é possível seguir em frente com mais esperança e confiança.
Nem todas as cicatrizes são más ... é necessário olhar para o lado MAIS da vida.
Até Já!
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Esta noite...
domingo, 11 de abril de 2010
Apresento-vos ....
Ainda perguntei aos pais se tinham a certeza, mas como sempre que está ao meu colo chora baba e ranho ... eles disseram que sim! ;)
Tem um super penteado e já se nota, pelo brilho do olhar e pelo sorriso, que tem um coração de ouro. Também a mana "B" é linda, já somos grandes amigas ... pudera, depois de tanto rebolar e de tanta macacada...
Para mim um afilhado é mais que um "folar" ... muito mais! É crescer juntos, brincar, aprender, ensinar, partilhar dos afectos, acompanhar, mostrar o lado "mais " da vida, ser um dos grandes amigos, é AMAR e mostrar que existimos na vida uns dos outros para ser FELIZES... ser madrinha é uma responsabilidade!
Linda afilhada, bem vinda à minha "família", estou certa de que partilharemos grandes momentos de alegria e nos outros, que possam acontecer, vamos aprender a ultrapassá-los juntas.
Até já!
sábado, 10 de abril de 2010
E agora?...
DESEJO MAIS PROFUNDO ... "RE"SONHAR COM ALEGRIA!
CAMINHO A SEGUIR ... EM FRENTE!
EXPRESSÃO NO ROSTO ... SORRISO!
CORAÇÃO ... SERENO!
Até já! ... preparem-se, vou levar uns "quantos " à minha frente!
Linda música: http://www.youtube.com/watch?v=qwMWVO5WXss
sexta-feira, 9 de abril de 2010
...
Muito obrigada a todos... Deus tem maneiras extraordinárias para se fazer sentir, estejam ALERTA e saibam escutar e acolher o caminho que Deus tem para vós... e Ele é bem teimosinho, por vezes desvia-nos do que cada um de nós, pensa ser, o seu projecto... aí é que está o "grande segredo", quando nos colocamos nas Suas mãos os projectos deixam de ser "meus", passando a ser "nossos" e isso é tão maravilhoso e revelador de grande cumplicidade.
Lindas, vocês ficam tão bem a SORRIR (falta a Rosário e os formadores de Coimbra), teve "imensa graça" partilhar do vosso caminho, espero poder continuar fazê-lo. Deixam?...
Acredito que nada na vida acontece por acaso, cada momento, cada pessoa, ... tudo oportunidades para ser feliz. Cada uma de voces deixou marcas em mim e fez-me encontrar um Deus Vivo, no qual vale a pena seguir com confiança.
Até já!...
LD no meu caminho
"... percebi o caminho que Deus me aponta, onde seria o meu lugar no próximo ano … assim, entendo que é aqui.
Permanecerei aqui nunca indiferente ao que vivi nos LD e muito menos conformada, sinto que o ficar me responsabiliza a agir e a estar mais activa.
...
ESPIGA: é o que aí foi semeado no meu coração, significa tudo o que vivi e senti nestes últimos meses com vocês.
FLOR: é onde desejo chegar a partir de agora. Simboliza o cuidar, fazer crescer, florir e colher. Só depois de colher poderei oferecer coisas boas a todos os que se forem cruzando comigo."
FLOR: é onde desejo chegar a partir de agora. Simboliza o cuidar, fazer crescer, florir e colher. Só depois de colher poderei oferecer coisas boas a todos os que se forem cruzando comigo."
Bem hajam ... Até já!
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Caminho
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Vende-se...
Os sonhos não se vendem, mas por vezes perdem-se no tempo... prefiro dizer que são mutáveis. Quando me vejo a dar um passo maior que a perna, penso sempre 2 vezes ... não quero ser "refém" de um sonho, quero olhar para o futuro com a esperança de que a vida é o que fazemos dela, daí certas decisões se tornam chave para abrir caminho ou criar barreiras... há que ter os pés bem acentes na terra.
No decorrer desta semana, em que viajei até Taizé, vivi uma semana da Páscoa diferente a qual me fez olhar para o PRESENTE como o momento mais importante da minha vida... tomei uma das decisões que teria de tomar no decurso de 2010.
Até já!... Até sempre nas memórias da minha infância, foi ali que me fiz gente.
domingo, 4 de abril de 2010
PÁSCOA em Agosto de 2008 - dia 8 - ATÉ BREVE
" ... quando se sai de Taizé a partida deixa de ser tão sentida, o regresso torna-se mais importante e a razão de ter lá ido. Carregamos um coração de bons sentimentos, como se de uma mochila se tratasse, levantamos a tenda, que nos acolhe e protege, e seguimos viagem como bons peregrinos na terra. A nossa familia e amigos esperam-nos ...
... a descida da colina faz-se com emoção, por tudo o que lá vivi e, quando me cruzo com os autocarros que a sobem, penso: Até breve!; Até quando Deus Quiser!... E Deus não quis.
Apesar de, no ano passado, ter ficado com vontade de fazer uma paragem, ..., o facto é que este ano, mais uma vez, me senti chamada a ir, no final, Deus não quis.
... convivi com a solidão de estar longe e a serenidade de estar perto. Foi uma semana maravilhosa, mostrou-me que viver em comunhão não obedece a regras geográficas, mas à vontade profunda de partilhar da simplicidade do amor, com quem comunga da mesma vontade.
Muitas vezes, durante o dia, sentia-me lá a partilhar das conversas, orações e ... . O relógio em Taizé parece andar mais depressa, no meu quarto, parecia estar parado. Talvez seja esta a razão porque se consegue saborear tudo de maneira diferente, mas igualmente com intensidade.
Se a ida a Taizé resulta de um chamamento interior, o regresso torna-se num desafio que impulsiona a semear. ... "
... a descida da colina faz-se com emoção, por tudo o que lá vivi e, quando me cruzo com os autocarros que a sobem, penso: Até breve!; Até quando Deus Quiser!... E Deus não quis.
Apesar de, no ano passado, ter ficado com vontade de fazer uma paragem, ..., o facto é que este ano, mais uma vez, me senti chamada a ir, no final, Deus não quis.
... convivi com a solidão de estar longe e a serenidade de estar perto. Foi uma semana maravilhosa, mostrou-me que viver em comunhão não obedece a regras geográficas, mas à vontade profunda de partilhar da simplicidade do amor, com quem comunga da mesma vontade.
Muitas vezes, durante o dia, sentia-me lá a partilhar das conversas, orações e ... . O relógio em Taizé parece andar mais depressa, no meu quarto, parecia estar parado. Talvez seja esta a razão porque se consegue saborear tudo de maneira diferente, mas igualmente com intensidade.
Se a ida a Taizé resulta de um chamamento interior, o regresso torna-se num desafio que impulsiona a semear. ... "
Até já!
sábado, 3 de abril de 2010
PÁSCOA em Agosto de 2008 - dia 7 - LUZ
"Compram-se as últimas recordações, na Exposição, valem o que valem, já que as recordações mais valiosas são as que ficam gravadas no nosso coração.
Por ser a última oração da noite, tento estar o mais recolhida que posso, reforçando-me interiormente e abandonando-me ao momento. ...
Por ser a última oração da noite, tento estar o mais recolhida que posso, reforçando-me interiormente e abandonando-me ao momento. ...
Vive-se a festa da Vida, a igreja é invadida por uma luz imensa, a qual se propaga no coração de cada um, permanecendo uma sensação de Paz, indescritível. Parece que alguém me sussurra ao ouvido:'Estás pronta a seguir viagem, estás fortalecida interiormente e tens pessoas à tua espera que precisam de um pedacinho de Deus.'
... A luz espalha-se rapidamente e, quando a minha vela é acesa, sinto uma vida nova em mim, é como se Deus firmasse um compromisso comigo e eu com Ele.
... o simples gesto de acender a vela, reveste-se de significado/ sentido. ... Naquela luz, sinto estarem representados os meus amigos e a minha família. ... Os que me rodeiam, a quem chamo de amigos, reflectem o brilho da vela nos olhos e só me apetece abraçá-los e dizer-lhes que os amo, agradecendo a Deus por fazerem parte de mim.
Foi maravilhoso ter partilhado este momento com todos."
Até já!
sexta-feira, 2 de abril de 2010
PÁSCOA em Agosto de 2008 - dia 6 - ADORAÇÃO À CRUZ
" ... é um dos momentos mais marcantes de Taizé. Nesta noite silenciosa, destacam-se uma cruz e as 3 velas que a iluminam, rapidamente é envolvida por uma pequena multidão que a quer tocar e que se quer sentir tocada por ela. ... mais do que um pedaço de madeira, é um pedaço de Amor que ali está representado.
... antes de encostar a cabeça, toco-a com a mão e, olhos os olhos de Cristo, as chagas de Cristo, a paz no seu rosto, ... quando deparo com os Seus braços abertos, sinto que estou a ser abraçada por Ele.
... é um momento muito emocional e muito solitário, pois parece que só nós os 2 estamos naquele lugar a viver aquele instante, de intimidade de 2 corações. ... abandono-me ali, ao momento e a Jesus Cristo. Quando me levanto, se por um lado me sinto vazia, por outro, sinto o coração reconfortado e cheio de alegria, sinto que acabei de ser abraçada com um Amor imenso.
... fecho os meus olhos e vejo o céu da colina, nele descubro um deserto de estrelas, muitas vêm ao meu encontro quando se precipitam diante do meu olhar. São pequenos mimos do céu, que iluminam a minha noite e dão brilho aos meus olhos."
Até já!
... antes de encostar a cabeça, toco-a com a mão e, olhos os olhos de Cristo, as chagas de Cristo, a paz no seu rosto, ... quando deparo com os Seus braços abertos, sinto que estou a ser abraçada por Ele.
... é um momento muito emocional e muito solitário, pois parece que só nós os 2 estamos naquele lugar a viver aquele instante, de intimidade de 2 corações. ... abandono-me ali, ao momento e a Jesus Cristo. Quando me levanto, se por um lado me sinto vazia, por outro, sinto o coração reconfortado e cheio de alegria, sinto que acabei de ser abraçada com um Amor imenso.
... fecho os meus olhos e vejo o céu da colina, nele descubro um deserto de estrelas, muitas vêm ao meu encontro quando se precipitam diante do meu olhar. São pequenos mimos do céu, que iluminam a minha noite e dão brilho aos meus olhos."
Até já!
quinta-feira, 1 de abril de 2010
PÁSCOA em Agosto de 2008 - dia 5 - ENSINAMENTO
"... todos anseiam por ouvir algo que os ajude a escrever a sua vida. ... afinal, o maior ensinamento vem da própria vida, das escolhas que fazemos, dos obstáculos, dos que nos cativam e chamamos de amigos. Também a família é ensinamento, nela temos os modelos e percepcionamos em que pilares queremos assentar a nossa vida.
A vida é o que nós fizermos dela. ...Quando somos abençoados por um coração humilde e disponível para o amor, então percebemos que os nossos dias são para ser vividos com paixão e dedicação, dando valor aos momentos (sejam bons ou menos bons); às experiências e às pessoas, implicando-nos nos projectos em que acreditamos e que nos fazem sorrir.
A linguagem de Deus é Universal, é um idioma de amor que vem do coração de cada um. Respira-se esse amor em Taizé, apesar das diferenças linguísticas, culturais e sociais, todos se entendem, é uma das características mais arrepiantes de Taizé, sente-se a comunhão no respeito pelas diferenças, o que nos faz acreditar e ter esperança num mundo mais optimista e confiante.
Já estamos a meio da semana, para mim, está a ser uma viagem interior extraordinária. Confesso que sinto falta das orações e das pessoas e, embora hoje lá esteja a chover, consigo visualizar o brilho nos corações dos que estão lá, para viver uma 'viagem espiritual...
Usufrui das maravilhas de cada dia."
A vida é o que nós fizermos dela. ...Quando somos abençoados por um coração humilde e disponível para o amor, então percebemos que os nossos dias são para ser vividos com paixão e dedicação, dando valor aos momentos (sejam bons ou menos bons); às experiências e às pessoas, implicando-nos nos projectos em que acreditamos e que nos fazem sorrir.
A linguagem de Deus é Universal, é um idioma de amor que vem do coração de cada um. Respira-se esse amor em Taizé, apesar das diferenças linguísticas, culturais e sociais, todos se entendem, é uma das características mais arrepiantes de Taizé, sente-se a comunhão no respeito pelas diferenças, o que nos faz acreditar e ter esperança num mundo mais optimista e confiante.
Já estamos a meio da semana, para mim, está a ser uma viagem interior extraordinária. Confesso que sinto falta das orações e das pessoas e, embora hoje lá esteja a chover, consigo visualizar o brilho nos corações dos que estão lá, para viver uma 'viagem espiritual...
Usufrui das maravilhas de cada dia."
Até já!
Subscrever:
Mensagens (Atom)