sábado, 24 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL



Esta mesa está pronta para acolher pessoas, mais do que comida.



Sou fã desta imagem que salta à vista, de que a comida é um pretexto para reunir amigos e família, é uma oportunidade para conversar e crescer relacionalmente.



Infelizmente, nos tempos que correm, haverá alguns pratos vazios, mas se as pessoas continuarem a reunir-se para celebrar um aniversário tão especial, o calor humano aquecerá os corações de cada um e mostrarão que o Deus menino veio para os dias de hoje, para nos dar esperança e alento, para nos empurrar num caminho de confiança.


Por mais doces que comamos, nenhum nos saciará, só a vida encarada como tal nos abrirá o apetite para o futuro, sem medo.


Com bolos e fritas pelo meio, os meus votos de um FELIZ NATAL.


Até Já! ...

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Últimas fotos, últimas conversas ...

Faz um ano que vivemos este sentimento de "último qualquer coisa", sentimos o fim na primeira pessoa.


Na realidade podiamos ter-nos centrado no principio, isso da última foto não existe, pois há muitas fotos vivas na memória, também as últimas conversas não aconteceram, mas o inicio de uma busca constante de todas as palavras que trocamos.


Na vida tudo tem um principio e um fim, não é só porque tem que ser, mas porque o fim dá sentido ao principio e ao que fazemos neste longo intervalo.


Tudo começa de algo que acaba, poderemos chegar a esta conclusão se pensarmos um pouco, por exemplo: eu começo a sorrir quando abandono, ponho fim, à tristeza; eu lanço-me num projecto quando concluo outro ou percebo o seu fim ... até as sementes morrem na terra para dar fruto.


Foi há um ano que alguém partiu? Ou terá sido há um ano que alguém chegou?


Ainda hoje, os que lá estivemos e assistimos à partida, sentimos um balançar de emoções e ideias, mas hoje tenho bem claro, no meu coração, que tudo é o principio do fim.



Abraço-te, lá no alto, ... por cá, abraço-vos a todos.



Até já! Até sempre!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Educar para os valores



"Não eduques o teu filho para ser rico, educa-o para ser feliz. Assim ele saberá o VALOR das coisas e não o seu PREÇO"(Max Gehringer)




Até já! Sem qualquer comentário.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

TAIZE 2011 + JMJ Madrid




Brevemente farei os meus comentários a estes momentos de 2011, agora procuro percebê-los na minha vida.


Até já!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Um "desvio" nos meus dias

Fazer "desvios" na nossa vida é importante, talvez assim se perceba se estamos a fazer o caminho certo e se encontrem novos itinerários para fazer.


Um "desvio" que começa aqui ... e passa por aqui ...
Até já!

Férias





Para que servem as férias?

São uma paragem do Tempo?

São o interromper uma data de rotinas?

São o estar com outras pessoas?

São o mudar de lugar?



Para mim, não são praia e dormir até "cair".

Costumo ligar o "simplicometro" e utilizar os meus dias de férias para ter tempo para mim, conseguindo olhar para tudo e para todos, os que estão à minha volta, com olhos mais tranquilos.

Não faço das férias dias de descanso, mas dias de paragem interior, procurando ler o que a vida me propõe/ propôs.

Nas férias posso dedicar-me a outras pessoas e a instantes que me inspiram para o resto do ano. É nos lugares por onde passo, pela diversidade que neles encontro, que descubro sempre algo novo em mim.

As férias, permitem fazer descobertas com longo alcance e interromper a velocidade do tempo, repondo a energia que o quotidiano teima em "sugar".



Até já! ... E que sejam umas boas férias.

domingo, 24 de julho de 2011

Velas que brilham



Muitas velas se acendem a partir de hoje, para que uma brilhe com mais força.

Até já. ... Juntos.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Afinal a vida nem sempre é a cores, mas o 3 D prevalece


Só hoje entendo a tua expressão do universo que diz: "VOU VIVER".

Mas há dúvidas? Eu não as tenho... vais LUTAR, vais SUAR, vais CAIR, vais ERGUER-TE, vais VENCER ... VAIS VIVER e dar um sentido a todos os dias da tua vida, transformando-os num dom.
VIVERÁS e NÓS, os que te amamos, contigo, .... por isso, LUTAREMOS, SUAREMOS, CAIREMOS, ERGUER-NOS-EMOS, VENCEREMOS E VIVEREMOS contigo, juntos.

A FÉ, de que falámos, é a nossa resposta a Deus, que se revela, é o crer em Alguém que se quer dar a compreender por palavras e acções, ... é uma relação de grande proximidade e cúmplice. Vai ser essa FÉ uma grande bênção para ti? Sem dúvida, será ferramenta fundamental que te empurrará e te mostrará a grande FORÇA que brota de ti... ficarás surpreendida.



Tal como uns óculos de 3D que, por não terem lentes, podiam ser inúteis, mas potenciam uma amalgama de sorrisos (é preciso saber usá-los), a VIDA muda-nos as lentes, para que a possamos ver e partilhar de outra maneira, nem sempre a sorrir, nem sempre a chorar, simplesmente a AMAR.


Afinal, a vida nem sempre é a cores, mas o 3D prevalece (Eu e Deus + Eu e os outros + Eu e Eu).



Até já! Sempre "UM".

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Viagem de comboio - ENSINAR "A" ALEGRIA

Podemos fazer muitas viagens, podemos ir a muitos lugares e até podemos escolher o meio de transporte que utilizamos, já a companhia, ... essa, nem sempre a escolhemos, mas pode fazer-nos pensar em tantas e tantas coisas.


Recordo as viagens que fiz de expresso, rumo a Braga ou Lisboa, olhava para as pessoas e tentava "ler" as suas expressões e tornar-me uma intrusa das suas vidas, descobrindo a sua história, ou melhor, inventando uma história para aquela pessoa.


Mas, foi num comboio que percebi que é bom sentir a alegria das crianças, tal como deixar sorrir a que há em mim.

Nessa viagem, percebi que um professor não deve apenas ensinar conteúdos pedagógicos e revelar as mais fundamentais regras de comportamento social, deve ensinar a sorrir, sorrindo. Nem sempre apetece ensinar "a alegria" mas, quando se faz, o retorno é fantástico. Há muitas crianças que não têm "disso" em casa, nem nos ambientes que frequentam e, que eu saiba, ainda não se vende em frascos, nas farmácias ... então, a ESCOLA, é a única esperança para educar o coração, de algumas crianças, a sorrir e mostrar que a sua felicidade depende, fundamentalmente, de si e das suas escolhas (boas ou más, todas mostram os caminhos certos.).

Até já! A sorrir.

Boa viagem

Quem quer ir nesta viagem? - JMJ 2011



Até já!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

O que queres ser quando fores grande?

Perguntar a uma criança o que quer ser quando for grande e ela responder: "Quero ser desempregado e ficar a ver televisão nos sofá." ou "Ser velhinha para não ter que trabalhar.".

Assim crescem os homens e mulheres de amanhã ... acho que o FMI não vem cá fazer nada, se nós não conseguimos criar/educar gerações para o trabalho e para os valores humanos.

Onde vamos parar?


Até já! (Nota: A imagem é de um alentejano que merece todo o meu respeito)

domingo, 29 de maio de 2011

Sempre de frente para a vida

Só se vive o presente se: olharmos os nossos dias com um olhar generoso; se não nos desviarmos dos problemas e os enfrentarmos; se o aceitarmos como uma prenda que tem que ser desembrulhada por nós; se o soubermos partilhar com os outros... só se vive o presente se o encararmos como um desafio.


Se soubermos viver o presente, não vamos virar as costas ao futuro e saberemos que ele não nos espera, nós é que vamos ao seu encontro ... sempre de frente para a vida.


Como alguém disse: "O importante é acrescentar vida ao dias e não dias à vida ".

Até já!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Slogans das eleições legislativas (à minha maneira)




Vamos Defender Portugal (PS), recomendo que se defendam os Portugueses, pois eles parecem precisar de uma muralha, para não levarem com tudo e com todos, mas pelos vistos Está na Hora de Mudar (PSD), talvez as mentalidades, os valores, as prioridades, está na hora de transformar as pessoas.

Para muitos, Este é o Momento, Por ti, Por Todos (PP) ... Todos mesmo? Precisamos de um momento da mais profunda reflexão para alcançar, com grande elevação, coisas simples como a alegria, generosidade, humildade, confiança, ... etc.

Temos de nos comprometer, mas não num simples Compromisso Com os Trabalhadores, o Povo e o Pais (CDU), é muito mais exigente que isso, é num compromisso com a Humanidade de cada pessoa e da pessoa toda. Talvez se possa Mudar de Futuro pelo Emprego e pela Justiça Social (BE), mas é algo mais abrangente e talvez nos devessemos preocupar em mudar o Presente primeiro e, já agora, talvez fosse melhor mudar o emprego e a justiça social pelo futuro.



Até já! Faço votos que as pessoas cresçam.

terça-feira, 24 de maio de 2011

"Agressão a adolescente de 14 anos causa indignação"




Agressão a adolescente de 14 anos causa indignação ... mas que conversa é esta?


Indignação? Só?



É preciso fazer alguma coisa e é JÁ! Mas que geração estamos a criar? De um lado da barricada os que batem, do outro, os que levam e depois há os "special one's", que são os que permanecem indiferentes, a assistir na plateia.






Tenho vergonha destas imagens, por se passarem no meu país, naquele que está a viver uma crise económica.


Deixemo-nos de tretas, a crise económica ao lado da crise de valores, parece um paraíso, nesta não há FMI que nos valha.

Hipocrisias à parte, estas situações cada vez acontecem com mais frequência, responsabilidade de pais, filhos, educadores ... ou da porcaria de um sistema que põe de lado os valores e premeia os números, aqueles das novas oportunidades.





Esta geração não precisa de uma "nova oportunidade", precisa de se agarrar à vida e crescer de verdade. Estou fula com estas imagens, pois preocupo-me com o futuro das crianças que se cruzam comigo todos os dias. Cada vez mais, a impunidade dá força a esta educação de massas humanas e não de pessoas humanas.


Até já! Apesar de muito irritada com isto.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Taizé 2011 - INSCRIÇÕES ABERTAS

ABERTAS INSCRIÇÕES para Taizé


29 de Julho a 9 de Agosto



Saída: da Povoa de Varzim (19h) + Porto (20h) + Viseu (22h)




Boa viagem e até já! ( informações pelo: 962 813 405)

Expo 98

Foi há 13 anos que começou a Expo 98, eu estava lá.

Até já!

domingo, 15 de maio de 2011

Chegar

Não penses no caminho que tens que percorrer, não penses que te vais perder, não penses o quanto te vai custar, não penses nos obstáculos, ... faz tudo para ultrapassar cada muralha que se colocar no teu caminho e pensa no que podes ganhar quando alcançares o teu sonho.

O que importa é chegar e sentir que chegaste a casa. Percebe cada pedra, do caminho, como algo necessário na tua "construção" de mais e melhor pessoa.


Não penses no caminho que tens que percorrer, mas onde queres chegar... até já!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

JMJ Madrid




Já não passo por aqui há algum tempo.



Não tenho escrito algumas das minhas tretas, não por falta de reflexão, mas porque ando envolvida noutros projectos... é uma "guerra" de ideias e decisões, mas isso faz parte da rotina diária.



No meio das rotinas acho encantador ter a percepção de que, só colho se antes semear ... isso é fantástico.




Nos últimos dias tive a possibilidade de recordar as 2 Jornadas Mundiais da Juventude em que participei, percebi-as como um caminho que me fortaleceu na fé e que fez perpetuar a juventude da mensagem Cristã, em mim, pelo meu testemunho e pela minha atitude para com a vida. Mas nem sempre me sinto chamada a simplesmente participar, mas a envolver-me "no" projecto, a trabalhar nele e a vivê-lo como um "pedacinho de mim", a ser instrumento... e isso, é maravilhoso.




É tão bom quando sou capaz de sentir e seguir o caminho que sei ser chamada a fazer, por Deus, as sementes vão caindo no coração e vão dando frutos pelas palavras e acções... depois, é tempo de decidir e fazer-me à estrada.




Quando se quer muito uma coisa, que senti-mos estar destinada para nós, há que lutar por ela ... essa coisa de impossíveis, não existe, há caminhos mais difíceis para lá chegar.




Até já! .... Madrid.


domingo, 1 de maio de 2011

Mãe

Lá para o alto, uma flor para a mais bela de todas as flores.

Até já! ... (Como eu a sinto, é bom.)

terça-feira, 26 de abril de 2011

Ressuscitou



É à alegria que a RESSURREIÇÃO de Cristo nos convida.

Alegria é vida ... vamos a isso.

Até já!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Interessante


"Para obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez."

Até já!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ideias Soltas: VIVI

Se sinto, é porque vivi.

Se não sei o que sinto, é porque vou ter que viver para o descobrir.


Até já!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Ideias Soltas: HOJE


Ontem foi um bom dia para ADIAR, amanhã para DESISTIR, mas hoje ... HOJE é um bom dia para COMEÇAR! ... E todos os dias repetir esta frase ao levantar.


Até já! ... HOJE é um bom dia para AMAR e SORRIR.

domingo, 27 de março de 2011

Horário de verão


Os acertos do tempo fazem-nos lembrar o quão importante é ajustar algumas coisas nas nossas vidas.

A mudança da hora, está associada a uma maior sintonia com a luz solar, as mudanças (acertos) das (nas) pessoas, estão relacionadas com um ajuste das suas vidas à necessidade, que cada um tem, em harmonizar a sua vida com a que lhe é proposta por Deus... e que cada um é convidado a viver.


É tudo uma questão de luz ... e enquanto a seguirmos, vamos encontrando o caminho.



Até já! Hoje foi-nos possível ter 1hora de alegria ... mais cedo ;).

quarta-feira, 23 de março de 2011

domingo, 20 de março de 2011

Novo afilhado

Hoje fui madrinha de mais um amigo ... o que torna o facto, tão especial.
O João, já faz parte da minha vida há muitos anos, hoje foi a sua promessa de escuteiro e convidou-me para sua madrinha ... obrigada!
Espero caminhar a teu lado sempre e crescer contigo, e tu comigo.
Até já! ... Sempre Alerta.

sábado, 19 de março de 2011

O meu PAI


Todos podem dizer que têm o melhor pai do mundo, ..., e isso até é verdade, pois aquele que nos pegou ao colo em pequeninos, nos mudou a fralda, passou algumas noites sem dormir ou porque choravamos ou porque chegavamos tarde a casa, fica feliz com os nossos sucessos e dá-nos incentivos para ultrapassar os obstáculos ... só pode ser especial!
O meu, é profundamente generoso, dedicado, bem disposto (embora as partidas da vida lhe tenham roubado um bocadito disso), amigo, preocupado, dá a perceber os afectos à sua maneira... e tantas, tantas, tantas, coisas mais... é o meu "heroi", por tudo o que foi, por tudo o que é ... acima de tudo, porque tem feito da vida uma conquista.
Feliz Dia, PAI!
Até já!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Dia do pai

Pode parecer que é mais um dia para lembrar, certo?
Mas lembrar o quê?... Lembrar quem?

Não podemos generalizar o dia do Pai como o dedicado a ele, pois há muitos filhos que sentem grande angustia e amargura pelo "seu" pai. É algo a que tenho procurado estar atenta e que reforça a minha sensibilidade para a descoberta e o despertar dos afectos.

Impressionante quantas crianças estão longe da figura paterna, não geograficamente, mas emocionalmente ... faz pensar.

Ao preparar o dia do Pai não me empenhei para que os meninos fizessem grandes coisas, mas que as fizessem com o coração e com muita sinceridade. Antes de lhes mandar fazer "um mimo para o pai", pedi a cada um que partilhasse o que mais gostava de fazer com o pai e o que sentiam, mas tive de fazer, a uns quantos, uma outra pergunta: o que desejavam encontrar no "seu" pai, caso estivesse presente nas suas vidas.

Todas as crianças partilharam o que sentiam e dedicaram alguns minutos a fazer um cartão, cada um escreveu o que gostaria de dar ao pai ou de "lhe pedir" ... fiquei surpreendida com tanta sensibilidade e sinceridade.

Mais importante, não foi fazer coisas, foi fazê-los pensar no que sentem e no que desejam para as suas relações com os pais ... torná-los mais exigentes para o AMOR.
Chego à conclusão que o dia 19 de Março é o dia do FILHO ... pois sem ele, o que significaria a palavra: PAI? Mais, quando o filho faz uma prenda e a dá ao seu pai, está à espera de quê? ... Acima de tudo, de um momento bonito entre os 2, tornando este dia num dia de AFECTOS.

Até já!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Anuncio - Procura-se


"Procura-se Pai e Mãe, que o sejam de coração.

Condições: que desempenhem as funções a tempo inteiro e que sejam tidos como exemplos para nós, filhos, que nos amem sem medida e que nos tenham no centro das suas vidas, vivam ou não na mesma casa!

Recompensa: Receberão muito amor e carinho!"

Daqui a uns tempos arriscamo-nos ver este tipo de anúncios nos jornais.

O pai ou a mãe podem separar-se do conjuje, mas nunca dos filhos. Pai e mãe, não é uma profissão, é algo que só vivido com amor, faz sentido.

É urgente mudar ... é urgente "humanizar" as relações ... é urgente pensar no futuro dos "nossos" filhos,... que pais se tornarão?


Até já!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Pai não é profissão

Aqui começa a partilha de alguns post's sobre o PAI.



Até já! Pai não é uma profissão, mas uma MISSÃO.

terça-feira, 15 de março de 2011

Feliz


Todas as manhãs, ao acordares, olha para o espelho e diz: "Tu hoje vais ser feliz!", e faz isso todos os dias da tua vida.

Até já!

segunda-feira, 14 de março de 2011

A verdadeira alegria vem do coração


Acordar e pensar ... tenho que fazer diferente. Se há coisas que não consigo mudar, outras há que podem ser transformadas e transformadoras. Viver o trabalho com alegria é uma boa maneira de estar na vida ... é fantástico ... gesticular mais, sorrir mais, num berro desafiar a voar e a aterrar numa nuvem, dançar, olhar mais nos olhos, aproximar-me mais e afastar-me de repente ... ter a atitude de quem não quer estar parada, e quer descobrir alguma coisa de novo, em cada momento que estamos com as pessoas no trabalho.

Em cada gesto e atitude ... surpreende o outro, não faças o que ele espera, não sejas previsível. Transforma essa pessoa num "insaciado" criativo e critico ... obriga-o a questionar e não, simplesmente, a comer o que lhe dão.

É com a criatividade que se fazem descobertas fantásticas e se desperta para algo de novo na vida de cada um.


Isto é giro... Diverte-te no trabalho! Sê alegria em tudo o que fazes e que és! ... Semeia Amor em todos os teus projectos! Nem imaginas o que podes colher.

Será que se consegue fazer todos os dias? Talvez não, ... mas temos que viver a tentar.



Até já!... A verdadeira alegria vem do coração.

domingo, 13 de março de 2011

Olhares


Olha ... vê ...Para onde estás a olhar? O que estás a ver?
Nem imaginas a quantidade de palavras que um olhar esconde ... põe-te à "escuta", ... ouve o que os olhos dos outros te têm para dizer.É um mundo de informação, é um universo de sentimentos, é um infinito de palavras ... é nesse mundo que se descobre o mais intimo que existe dentro de cada pessoa. A fechadura do coração são os olhares, e a chave é o AMOR ... e depois? Depois é uma imensidão de descobertas.O nosso desafio diário, e constante, é olhar os outros nos olhos e perceber o que nos querem dizer, por isso, mantém-te alerta e, sem legendas e tradução, escuta os olhares.


Até já!

sábado, 12 de março de 2011

Tive um sonho ... tulipa


Esta noite tive um sonho.

Sonhei que conversava com uma tulipa, ela estava muito baralhada, disse-me que tinha estado num jardim durante 3 dias onde se cruzou com tulipas de várias cores, laranjas, verdes, azuis, amarelas e roxas.

Ela descobriu que era uma flor muito bonita e especial, e só com um dia de vivência nesse jardim, que tinha defeitos e qualidades, mas que todos eram necessários. No final do 2º dia, encontrou-se com o jardineiro que a plantou naquele lugar e a responsabilizou para se dar com muito amor, nesse jardineiro sentiu-se abraçada por um amigo para sempre, mas foi no 3º dia que ela compreendeu que a sua vida tinha um brilho especial porque nela existiam muitas outra tulipas, sem as quais a vida não teria graça.

Antes que tivesse acordado, despedi-me da tulipa que me disse: não sei se estou meia cheia ou meia vazia, mas sinto-me capaz de "recontinuar" e procurar em cada dia razões para sorrir, sei bem o quanto vale a cor de cada tulipa, para tornar a vida num lugar de beleza. Como o Jardineiro me disse: "Eu vivo por ti e não por tua culpa ... Eu não vou morrer para te salvar, mas viver para te dar vida..."

De repente acordo a dizer: apenas um grande amor te pode despertar... ama até doer, sempre!

Até já!... Bom 4º dia para ti, tulipa. E quando estiver escuro não te feches, faz diferente, procura sempre o sol e abre-te de coração ...

Não sei se acredite ...


"Professora, eu não sei se acredite que "Deus existe", nunca O vi."

Como esclarecer esta dúvida a uma criança? ... É legitimo duvidar do que não se vê, mas não é difícil de acreditar no que se sente.

É então que, por impulso, a professora desafia o aluno receber um abraço seu, um abraço muito apertado. O petiz, quando larga professora, fica meio engasgado e corado, pois não estava a contar com esse gesto de proximidade.

"A professora pergunta: o que sentiste?

Ele respondeu, atrapalhado e com a turma em silêncio: muita força, é isso, foi força que senti.

Aí está a tua resposta para Deus, Ele não se vê mas sente-se.

O pequeno diz: é isso, os nossos corações uniram-se e o pedacinho de Deus que está no teu coração e o que está no meu coração juntaram-se e transformaram-se em força. Então Deus sente-se pela força."

A professora acrescentou: essa força é o amor que cada um de nós tem no coração e que só se "vê" quando o sentimos e o damos a sentir aos outros, aí está Deus."

Até já! ... Ensinar a sorrir e a sentir é ensinar a AMAR! Que responsabilidade ;)

quarta-feira, 9 de março de 2011

Gosto de ti.


E quando alguém que amamos muito, de 8 anos, escreve estas palavras:

"GOSTO DE TI

desde a Lua até aqui....



Gosto de ti

em todo o teu ser,

e da tua alegria,

que me ajuda a viver!


Madrinha, minha amiga,

estás-me sempre a ajudar,

os teus conselhos úteis,

no coração vou guardar."


Vamos olhar para a vida como as crianças ... com simplicidade e muito AMOR.

Até já!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Fiquem com as palavras sábias de Saint Éxupery

Já não escrevo há alguns dias e vai-se prolongar durante mais uns quantos, outras prioridades se impõem... até já.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Uma chama maior

Existia um quarto iluminado por mais de uma dúzia de lamparinas, todas as noites os seus habitantes partilhavam a sua luz uns com os outros, ... houve uma noite em que as lamparinas se começaram a apagar, uma a uma, e o quarto ia ganhando a escuridão, até que a última se extinguiu.
Os seus habitantes ficaram aflitos, pois sentiam que não tinham feito tudo para as manter acesas, mas o quarto não estava completamente escuro, uma simples vela, que todos os dias permanecia discreta, por causa da luz oferecida pelas mais de 12 lamparinas, mantinha-se acesa e cheia de vigor,... a ela foram buscar a chama e o quarto ganhou uma luz nova.

Quantos quartos destes não há espalhados por este mundo fora?... Uma coisa é certa, quando se acredita, há sempre uma pequena luz que "incendeia" a nossa vida e ilumina a alma que o corpo de cada um transporta.

Os habitantes de tais corpos perceberam que, por mais pequena e debilitada que seja a luz da sua lamparina, essa luz é fundamental, e sempre que ela teimar perder-se, sempre será acesa numa chama maior, a qual nunca se apagará .
Até já!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sorriso

(Mana Lunete)
(Radical, mas pouco)

(A minha foto de 2010)

("Sorriso de Deus")

(Eu)

Dizem que hoje é o dia do sorriso.

Afinal, não são todos?

Até já!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Conversas de borboleta

De uma borboleta para outra:

Ainda ontem aqui estiveste ...ok, há 2 dias, mas tenho saudades.
Estive com todas, mas, na verdade, não estive com nenhuma ... o silêncio interior que me anda a procurar, não me preenche, mas vivo-o e escuto-o com serenidade.
Confesso que não estava... é isso mesmo, eu "não estava", tinha saído de "mim".
Não me "apetecia" a confusão, embora me apetecessem os amigos.
Não me "apetecia" a exposição, sim o recolhimento.
Não me "apetecia" a alegria, o ter que estar bem disposta para os outros, ... apetecia-me a serenidade.
Não me "apetecia" o cansaço, mas ser conduzida para o descanso.
Não me "apetecia" ser a luz, mas ser iluminada.
É verdade ... não me "apetecia" a saudade, mas o sentir os outros em mim e torná-los presentes.

Afinal, não é saudade o que sinto ... é o gostar de Ti, que sinto.
Afinal, 2 dias não existe .... o que existe é o sempre.
Chego à conclusão, que sou uma borboleta que não se cansa de voar e procurar... afinal, o "desinstalar" é mais difícil do que imaginava, num jogo do esperar um retorno em todo o voo que faço ... cuidado borboleta, voa-te/ dá-te, de facto.
Até já!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Enfrentar


‎"Nem tudo o que enfrentamos pode ser mudado.


Mas nada pode ser mudado enquanto não for enfrentado" Autor: Baldwin , James






Até já!

sábado, 29 de janeiro de 2011

"Recontinuar"

(http://essejota.net/index.php?a=vnrhrlqqvkuivvqluprhrsqhutrhqqqkqruiqjrqrqrlqhvvrhqqquugrmqvrk)
Depois de ter lido um artigo , há algumas semanas, ... fiquei a moer ... a pensar.

Este fim de semana, impulsionada por um jogo de palavras, fiquei com a seguinte pergunta na cabeça: "Será possível começar de Novo? Será possível RECOMEÇAR?"
Começar de novo implicaria apagar o nosso passado, a nossa história, a nossa memória, obrigaria a uma escolha de novas personagens e elementos para a nossa vida, ... seria um processo tão, mas tão complexo, ... que talvez seja mesmo improvável conseguir-se.
A palavra certa pode não ser "recomeçar", talvez se tenha que inventar uma nova palavra, apesar de já existirem tantas palavras. Eu apostaria na palavra RECONTINUAR! ...
A quanto obriga o "recontinuar"? ... Partir, do que já está construído, e "re"lançar os dados, fazendo um "jogo" diferente, mas nunca perdendo o que até aí foi conquistado .
Neste, "recontinuar", poderemos ter que procurar a fenda mais escondida e dela fazer o nosso chão e a nossa sombra, transformando-a num caminho novo.
Até já!... def. de recontinuar - Partir de um caminho "velho" e continuar, fazendo "um" novo.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Escutar



Todos os dias que passam nos oferecem muitas coisas ... em cada dia, devemos aprender qualquer coisa nova ... é preciso estar atento, muito atento.
Há palavras e imagens que se repetem, vezes sem conta, na nossa cabeça ... a palavra de hoje é: escutar. É preciso aprender a escutar!
Até já

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Se perguntares a uma criança


Se perguntares a uma criança o que a irrita (1) e o que lhe mete medo (2) ... tem muita atenção à sua resposta... pode ser um "jogo" engraçado e muito surpreendente, ao mesmo tempo.


1) "O que mais me irrita, fico mesmo chateado, é quando não me dizem a verdade." (nota: não usou a palavra mentira)


2) "Não tenho medo de nada ... espera, tenho medo que os meus pais vão embora." (nota: não usou a palavra morram - mas era disso que falava)


Interessante ... uma resposta dada pode suavizar a "acção" e, ao mesmo tempo, evidenciar a sensibilidade de quem a dá.
Nestas respostas percebe-se que as crianças precisam de confiar e de se sentir seguras ... e nós? Qual seria a nossa resposta?


Até já!